Ação da atividade física nos músculos
Dr. Abner Carlos Areno

Quando a atividade contrátil muscular é aumentada, tal como acontece durante o exercício contra uma resistência, todas as fibras musculares respondem aumentando suas próprias reações bioquímicas, necessárias à atividade aeróbica.

Isto é ainda mais facilitado durante o exercício contra resistência feito de maneira regular, por aumento nos capilares musculares e um aumento nos níveis da proteína chamada mioglobina, ambos contribuindo com mais oxigênio para o mecanismo aeróbico.

Exercícios contra resistência e de fortalecimento estimulam um aumento na capacidade muscular de metabolizar glicogênio e gordura.

Os atletas obtêm uma maior porcentagem de sua energia a partir das gorduras que aqueles indivíduos que são sedentários.

A massa muscular aumenta durante o treinamento com pesos e isto é acompanhado por um aumento na síntese de proteína contrátil.

Isto explica o porquê do fato do indivíduo aumentar nitidamente a força muscular voluntária, mesmo que não se note o aumento perceptível do tamanho das fibras (e, evidentemente, da massa muscular como um todo), logo nas primeiras semanas após o início de exercícios regulares.

Além disso, o treinamento traz para a ação mais unidades motoras.

← voltar

Todos os direitos e imagens reservados - Clínica de fraturas Zona Norte | Design by Midhaus