Fibromialgia - patologias associadas
Dr. Abner Carlos Areno

Várias doenças e patologias associadas podem coexistir freqüentemente com a fibromialgia. Estas condições associadas, se não tratadas corretamente, podem agravar e perpetuar os sintomas da fibromialgia, levando a custos financeiros aumentados, perda de tempo desnecessária e prejuízos ao paciente.

Em ordem alfabética, as patologias ou sintomas associados mais comuns seriam: alergia, alterações da motilidade esofágica, alterações vestibulares, ansiedade, artrite reumatóide, cefaléia tensional/enxaqueca, cistite intersticial, depressãodisfunção cognitiva, disfunção tireoidiana, dismenorréia, distúrbios do sono, distúrbios oculares, entesopatias, fenômeno de Raynaud, hiperventilação, infecções, lupus eritematoso sistêmico, moléstia de Lyme, osteoartrites, prolapso da válvula mitral, síndrome da articulação têmporo-mandibular, síndrome da fadiga crônica, síndrome da hipermobilidade, síndrome das pernas inquietas, síndrome de sensibilidade química múltipla, síndrome de Sjögren, síndrome do cólon irritável, síndrome do implante mamário por silicone, síndrome dolorosa miofascial, síndrome pré-menstrual, síndrome uretral feminina, sintomas pulmonares, vestibulite vulvar e vulvodínea.

De todas as alterações citadas, as marcadas em itálico no parágrafo acima são as mais comuns e, de certo modo, fazem parte do quadro. No entanto, a síndrome dolorosa (ou de dor) miofascial apresenta quadro clínico semelhante, mas não igual e, portanto, deve fazer parte do diagnóstico diferencial.

← voltar

Todos os direitos e imagens reservados - Clínica de fraturas Zona Norte | Design by Midhaus