Após o término da residência em ortopedia e traumatologia na Escola Paulista de Medicina, atualmente parte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), quatro médicos decidiram constituir uma clínica onde pudessem exercer a profissão, de modo a dar assistência de qualidade em uma região da cidade, naquela época, carente de serviços em ortopedia.

Optou-se por sediar a nova clínica na Rua Voluntários da Pátria, no bairro de Santana. Nessa época, os pacientes da Zona Norte que sofressem uma fratura tinham que se deslocar até a região da Avenida Angélica ou para os grandes hospitais da época, a maioria na Zona Sul, em busca de tratamento.Os fundadores se uniram em torno do ideal de suprir uma lacuna de atendimento ortopédico na região e de fazê-lo dentro de rigorosos padrões de qualidade. O reconhecimento e manutenção dessa meta são a razão da contínua expansão.Assim, em junho de 1974, foi estabelecida a Clínica de Fraturas Zona Norte, inicialmente modesta, com dois consultórios, um pequeno aparelho de raios X, revelação manual de filmes, uma sala de gesso e, na recepção, uma mesa com máquina de escrever.

CRONOLOGIA

- 1974 – Junho
Fundação e início das atividades na Rua Voluntários da Pátria, nº 2754, em Santana, em regime ambulatorial e de pronto-socorro (dia e noite); atendimento predominante (90%) de pacientes particulares (os convênios eram limitados a CABESP e CASSI, ligados a estatais).

- 1978

Criação do Serviço de Reabilitação e Centro Cirúrgico na Avenida Leôncio de Magalhães, nº 672, no Jardim São Paulo, em sede própria.

- 1980

Encerramento do Serviço de Reabilitação e Centro Cirúrgico da Avenida Leôncio de Magalhães.

- 1985

Aquisição da atual sede própria, na Rua Voluntários as Pátria, nº 2754, em Santana; ênfase ao atendimento de pacientes conveniados.

- 1986

Criação do Serviço de Fisioterapia e construção de área para processadora automática de raios X.

- 1990

Início da informatização, visando o cadastro de clientes e faturamento.

- 1992

Ampliação da sede, com criação de uma ala para trauma; mudança da fisioterapia para uma ala anexa à Clínica, na Rua Voluntários da Pátria, nº 2742.

- 1994

Reorganização dos espaços da sede, com área para processamento, faturamento e conferência de dados, novo consultório e mudança da fisioterapia para a Rua Voluntários da Pátria, nº 2667, com área de atendimento de aproximadamente 300m2

- 1995

Alteração do horário de atendimento, com atendimento 24 horas.

- 1996

Reforma e reorganização dos espaços da sede, visando a nova área para recepção, aumento do número de consultórios, acréscimo de mais uma sala de raios X de 500 mA, nova processadora de raio X, sala de gesso, sala para curativos e novo local para almoxarifado; mudança da administração e faturamento para a Rua Voluntários da Pátria, nº 2808.

- 1998

A Clínica de Fraturas Zona Norte foi agraciada com o prêmio “Fornecedor de Qualidade” pela Sul América Seguradora.

- 1999

Início do atendimento específico aos portadores de patologias por esforço repetitivo relacionadas ao trabalho (LER/DORT) e de terapias complementares, a – acupuntura, RPG (Reeducação Postural Global) e psicoterapia, na Rua Voluntários da Pátria, nº 2808 – a Alpha ZN.

- 2001

Reforma e ampliação da área para atendimento de pacientes em terapias alternativas, arquivo morto e espaço para recreação, na Rua Voluntários da Pátria, nº 2808.

- 2004

Reforma e ampliação da área para atendimento de pacientes, na Rua Voluntários da Pátria, nº 2677 – no andar térreo do Castelinho, com a criação dos consultórios 10 (para avaliação dos pacientes da fisioterapia) e dos consultórios 11 e 12 para atendimento ortopédico.

- 2005

Término do atendimento específico de pacientes com LER/DORT na Alpha ZN.

- 2006

Saída do sócio Dr. Adilson Joaquim Viegas Pires.

- 2008

Entrada de quatro novos sócios: Dr. Alexandre Fogaça Cristante, Dr. Carlos Yukio Tsutida, Dr. Eduardo Pinto Junior e Dr. Henrique Oscar de Azevedo Fagundes.

- 2010

Reforma da fachada da Unidade I, com a criação de nova entrada e novo estacionamento.

A Clínica é credenciada por mais de 50 operadoras de planos de saúde (convênios), atendendo também a clientes particulares e clientes com tabelas especiais. A Diretoria é composta pelos seguintes médicos: Abner Carlos Areno, Lúcio Aparecido Lovisotto e Naotake Suguimoto.




Todos os direitos e imagens reservados - Clínica de fraturas Zona Norte | Design by Midhaus