O pé
Dr. Lucio A. Lovisotto

(O pé: biomecânica)
O pé é um segmento do corpo humano que, assim como os demais órgãos, necessita ser tratado com toda atenção. Além da sua função de suportar carga passivamente ele apresenta também a possibilidade de se ajustar em terreno irregular e manter o equilíbrio e ainda funciona como órgão de propriocepção, com importante ação na aceleração e desaceleração. Serve como elo do corpo com o meio ambiente.

De um modo geral o pé humano é visto como uma estrutura semi rígida com a função principal de proporcionar um suporte estável para o corpo. No entanto, está mal desenhado para esta finalidade - quando a posição ereta é tomada por algum tempo é comum sentir-se uma sensação de fadiga ou mal estar nos pés; muitos preferem sentar-se ao invés de ficar de pé. Quando os pés estão dentro de um padrão normal é menos cansativo caminhar, saltar, correr e até dançar do que permanecer ortostática (v. ortostático). Estes fatos tornam evidente que os pés humanos se desenvolveram como um mecanismo dinâmico que funciona como parte integral do sistema locomotor e não apenas como uma estrutura estática apenas para suportar o peso do corpo. “É importante ter o conhecimento de que o homem que deambula é uma máquina física e um organismo biológico e como tal é submetido às leis físicas do movimento e às leis biológicas da ação muscular. A locomoção humana é composta por forças físicas e biológicas que se integram promovendo uma eficiência máxima a um custo mínimo” - Roger A. Mann.

Segundo estudos realizados por Popova em 1935, a locomoção do ser humano (bípede) é um processo de aprendizado e não um resultado de reflexo inato.

A forma de caminhar do ser humano tem o mesmo padrão, porém devido a diversos fatores, como exemplo a estatura, a distribuição da massa corpórea nos diferentes segmentos, diferentes calçados, etc., cada indivíduo apresenta sua característica própria e, daí, podermos reconhecer, mesmo à distancia, a aproximação de alguém que já conhecemos.

O ortopedista, principalmente o especialista em medicina e cirurgia do pé, tem que ter um bom conhecimento da biomecânica do pé. Desde 12/12/1975 existe a Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé que coordena os ortopedistas nesta especialidade, fornece o título de subespecialista e promove congressos para atualização, periodicamente.

← voltar

Todos os direitos e imagens reservados - Clínica de fraturas Zona Norte | Design by Midhaus